V Jornadas de Pneumologia

05-Jul-2007
O secretário regional dos Assuntos Sociais presidiu à cerimónia de abertura das V Jornadas de Pneumologia em Medicina Familiar. Domingos Cunha disse, na altura, que o executivo se orgulha “do trabalho feito pelos médicos de Medicina Geral e Familiar, pelos médicos pneumologistas e restantes profissionais de saúde, em prol da melhoria da qualidade de vida dos doentes respiratórios”.
As doenças respiratórias representam a terceira causa de morte em Portugal e “são muitas vezes subdiagnosticadas, o que significa que, de acordo com os dados do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias de 2006, a mortalidade por doença respiratória seja 13% da totalidade das mortes ocorridas no País”, disse.
“Nos Açores não fugimos a esta realidade e às evidências, onde os óbitos por tumores malignos da laringe, da traqueia, dos brônquios e dos pulmões, de 2002 para 2005, tiveram um decréscimo de 11.6% e a tuberculose de 17.5%, mas a DPOC, a Asma e as Pneumonias, um aumento de 20.5%”, precisou.
Domingos Cunha revelou, a terminar, que apesar da Região se debater com uma limitação de médicos de Medicina Geral e Familiar, “em 2007 temos o maior número de internos em formação específica em Medicina Geral e Familiar nos serviços da Região, no total de 16, prova do reconhecimento da idoneidade e competência dos nossos Centros/Unidades de Saúde de Ilha e dos médicos que lá trabalham”.