O LIVRO MÁGICO – espectáculo interactivo de incentivo à leitura
Por iniciativa da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, o Grupo SALTO NO ESCURO, apresentou na Secção Infanto-Juvenil da BPARAH – Centro Cultural e de Congressos O LIVRO MÁGICO – espectáculo interactivo de incentivo à leitura.
O espectáculo destinou-se a crianças dos 7 e os 13 anos, e teve como objectivo despertar a curiosidade e interesse da criança pelo livro e pelos segredos que este encerra.
Sinopse:
A acção inicia-se quando, de um livro gigante, se ouvem alguns sons. Uma personagem, que se encontra perdida e triste porque ninguém lê aquele livro, logo ele não existe realmente, por isso vive a angústia de já nem sequer saber quem é. Mas, de repente, depara-se com uma plateia de crianças e começa a contar a sua história, as suas angústias, medos e alegrias. Fala dos sonhos, dos segredos, da leitura, tudo o que pode acontecer quando se lê um livro. Porque a sua vida, e dos seus amigos (personagens de outras histórias, de outros livros — personagens do país das histórias) só tem sentido com leitores, desafia a plateia a ler/contar histórias/contos. Inicia-se assim interacção com as crianças, propondo a umas a leitura de partes de contos e a outras a sua dramatização. Para isso é necessário que algumas se submetam a um processo de transformação (caracterização e adereços) indo até dentro do livro (onde está uma caracterizadora), de onde irão sair já como personagens do conto que está a ser lido/contado.
Por iniciativa da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, o Grupo SALTO NO ESCURO, apresentou na Secção Infanto-Juvenil da BPARAH – Centro Cultural e de Congressos O LIVRO MÁGICO – espectáculo interactivo de incentivo à leitura.
O espectáculo destinou-se a crianças dos 7 e os 13 anos, e teve como objectivo despertar a curiosidade e interesse da criança pelo livro e pelos segredos que este encerra.
Sinopse:
A acção inicia-se quando, de um livro gigante, se ouvem alguns sons. Uma personagem, que se encontra perdida e triste porque ninguém lê aquele livro, logo ele não existe realmente, por isso vive a angústia de já nem sequer saber quem é. Mas, de repente, depara-se com uma plateia de crianças e começa a contar a sua história, as suas angústias, medos e alegrias. Fala dos sonhos, dos segredos, da leitura, tudo o que pode acontecer quando se lê um livro. Porque a sua vida, e dos seus amigos (personagens de outras histórias, de outros livros — personagens do país das histórias) só tem sentido com leitores, desafia a plateia a ler/contar histórias/contos. Inicia-se assim interacção com as crianças, propondo a umas a leitura de partes de contos e a outras a sua dramatização. Para isso é necessário que algumas se submetam a um processo de transformação (caracterização e adereços) indo até dentro do livro (onde está uma caracterizadora), de onde irão sair já como personagens do conto que está a ser lido/contado.