Cerimónia de Condecorações

A Sessão Oficial de Encerramento dos trabalhos do Congresso foi precedida de Cerimónia de Condecorações, tendo sido condecorados os senhores Provedores Adelaide Maria Medina Teles – Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa --; José António Marcos Soares – Santa Casa da Misericórdia da Madalena do Pico –; José Eduardo Caetano – Santa Casa da Misericórdia da Horta –; João Manuel Cabral de Melo – Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande – e António da Fonseca Marcos – Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo. No final dos trabalhos, foi proposto e aprovado um voto de louvor à Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, pela organização modelar do IX Congresso Insular das Misericórdias dos Açores e da Madeira.













Assembleia das Regiões da Europa

Reunião Plenária da Comissão 2 da Assembleia das Regiões da Europa e Seminário "Políticas Sociais e de Saúde nas RUP"
22,23 e 24 de Outubro de 2007
Auditório do Caracol


A Assembleia das Regiões da Europa, reuniu em Angra um seminário intitulado “Politicas Sociais e de Saúde nas RUP”.

No âmbito desse seminário, as directoras regionais da Saúde e da Solidariedade e Segurança Social, Teresa Brito e Andreia Cardoso, apresentaram uma comunicação sobre cuidados continuados de saúde e sociais desenvolvidas na Região.

A assessora do presidente do Governo para os Assuntos Sociais, Isabel Almeida, apresentou uma intervenção sobre a natalidade intitulada “Desafios Demográficos nas Regiões
Ultraperiféricas” e Teresa Luciano, presidente do conselho de administração da Saudaçor, apresentou uma comunicação sobre o Sistema de Informação da Saúde, Açores Região Digital
(SIS-ARD).
O Secretário dos Assuntos Sociais que presidiu à sessão de abertura disse que a realização desta
conferência foi um acto de elevado valor e significado político para os Açores.
No encontro de Angra estiveram presentes cerca de 80 parcipantes, de várias Regiões da Europa.



























O Livro Mágico


O LIVRO MÁGICO – espectáculo interactivo de incentivo à leitura

Por iniciativa da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, o Grupo SALTO NO ESCURO, apresentou na Secção Infanto-Juvenil da BPARAH – Centro Cultural e de Congressos O LIVRO MÁGICO – espectáculo interactivo de incentivo à leitura.
O espectáculo destinou-se a crianças dos 7 e os 13 anos, e teve como objectivo despertar a curiosidade e interesse da criança pelo livro e pelos segredos que este encerra.

Sinopse:

A acção inicia-se quando, de um livro gigante, se ouvem alguns sons. Uma personagem, que se encontra perdida e triste porque ninguém lê aquele livro, logo ele não existe realmente, por isso vive a angústia de já nem sequer saber quem é. Mas, de repente, depara-se com uma plateia de crianças e começa a contar a sua história, as suas angústias, medos e alegrias. Fala dos sonhos, dos segredos, da leitura, tudo o que pode acontecer quando se lê um livro. Porque a sua vida, e dos seus amigos (personagens de outras histórias, de outros livros — personagens do país das histórias) só tem sentido com leitores, desafia a plateia a ler/contar histórias/contos. Inicia-se assim interacção com as crianças, propondo a umas a leitura de partes de contos e a outras a sua dramatização. Para isso é necessário que algumas se submetam a um processo de transformação (caracterização e adereços) indo até dentro do livro (onde está uma caracterizadora), de onde irão sair já como personagens do conto que está a ser lido/contado.













Encontro de Enfermagem

IV Encontro de Enfermagem
Organização: Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros
Auditório da Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo
11 a 13 de Outubro


Domingos Cunha, que presidiu à sessão de abertura do IV Encontro de Enfermagem da Secção Regional da Ordem dos Enfermeiros, anunciou o descongelamento de mais 50 vagas de enfermagem para os Centros e Unidades de Saúde da Região, enquanto que o estatuto jurídico dos hospitais permite que sejam essas instituições a descongelar as suas próprias vagas.
O secretário regional dos Assuntos Sociais revelou, na ocasião, que entre 2000 e 2004, cresceu 24 por cento o número de enfermeiros nas unidades de saúde e entre 2004 e 2006, 14,5 por centoNeste momento, os Açores dispõem de “uma média de 5,6 enfermeiros por mil habitantes, enquanto a do continente português se situa nos 4,6 por mil habitantes”, disse ainda Domingos Cunha, reconhecendo, no entanto, que estes números ainda estão longe da média europeia.

Livro de Onésimo Teotónio de Almeida

10 de Outrubro
"Aventuras de Nabogador & outras estórias-em-sanduíche"
É o título do último livro de Onésimo Teotónio de Almeida, apresentado, na Carmina Galeria.
É um livro de histórias, contadas na primeira pessoa, umas reais outras não.
Histórias de quem corre o mundo



Protecção de Crianças e Jovens

Seminário:
"Protecção de Crianças e Jovens: Uma Abordagem Interdisciplinar"
Centro Cultural e de Congressos de Angra
10 de Outrubro


Protecção de Crianças e Jovens: uma Abordagem Interdisciplinar foi o tema do seminário que decorreu, em Angra do Heroísmo.
Este evento destinou-se a debater as grandes questões relativas ao acolhimento em instituições, procurando respostas a diversos níveis para essas crianças e jovens, nomeadamente no que diz respeito ao desenvolvimento global, à saúde, afecto, família, educação, socialização, ocupação de tempos livres, desporto, cultura, formação profissional, autonomia e integração social.
A directora regional da Solidariedade e Segurança Social, que presidiu à sessão de abertura, referiu-se a esta busca de respostas como um meio para “potenciar a dignidade e o superior interesse das crianças e jovens institucionalizados, criando condições, ao mesmo tempo, para reduzir o tempo de permanência nas instituições e o número de institucionalizações”.
Andreia Cardoso salientou, por isso, a importância da assinatura hoje formalizada de uma Carta de Compromisso, entre o Instituto de Acção Social e as instituições de acolhimento da Terceira, Graciosa e São Jorge, “visando uniformizar critérios que permitam melhores resultados”.
Para garantir o êxito das posições agora assumidas, foram criadas equipas multidisciplinares que dão apoio às instituições, ao mesmo tempo que se dotava cada instituição com um corpo técnico nas áreas do serviço social, da psicologia e da educação, “no sentido de garantir uma resposta de qualidade”, segundo disse a directora regional.
O essencial, vincou Andreia Cardoso, “ é que todas as crianças que estejam acolhidas tenham um projecto de vida definido e esse projecto deve definir se a criança reúne condições para adopção, se é necessário um complemento familiar, se é necessário o acolhimento institucional, que tipo de resposta é que garante o superior interesse dessa criança”.
Durante o seminário foi também apresentada a Agência para a Defesa e Desenvolvimento da Criança e Jovem em Risco, que
conta igualmente com um suporte técnico multidisciplinar, preparado para dar resposta rápida e adequada a situações de risco de menores.

Presidente da República na Terceira

Visita de Cavaco Silva ao Museu de Angra
6 de Outubro



Cuidados de Saúde

1º Encontro de Prestadores de Cuidados de Saúde em Serviços de Medicina
Tema: "Cuidar com dignidade. O espelho da nossa prática".
Auditório da Escola de Enfermagem de Angra
3 e 4 de Outubro
Organização:
Equipa de Saúde do Serviço de Medicina II do Hospital de Santo Espírito de Angra do Heroísmo, Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo e Núcleo de Formação Profissional do Hospital de Santo Espírito de Angra do Heroísmo